\Boulevard Sudoeste- Arquitetura e Branding
O Boulevard Sudoeste é um condomínio vertical de duas torres que se encontra no setor Suedoeste de Goiânia, atendendo às necessidades e levando bem estar para as pessoas da região. Seu lançamento marca a celebração de três décadas de história da Franco Ribeiro, que com dezenas de obras de média e grande escala em seu portfólio como construtora, traça novos caminhos como incorporadora.
- \ Arquitetura
- \ Branding
- \ Design de Interiores
- \ Identidade Visual
- \ Paisagismo
Localização \ Goiânia – GO
Ano \ 2020
Este empreendimento carrega valores de grande impacto e importância na vida das pessoas.
A Segurança, Bem Estar, Disponibilidade e Valorização do bairro fazem com que o Boulevard Sudoeste seja um ambiente que traz a confiança e conforto que seus moradores precisam. Na construção do posicionamento estratégico da marca, focamos na comunicação da disposição de se construir um lugar que se volta para o que realmente importa: as pessoas se sentirem bem.
A identidade visual foi projetada com foco nos valores de marca, com o objetivo de que as pessoas se sentissem conectadas com o lugar que estariam começando uma nova jornada de suas vidas.
Pensando nas pessoas e suas conexões, O Boulevard Sudoeste traz o abraço como forma de representar as relações que serão construídas e fortalecidas aqui. Os arcos se voltam em torno de um único eixo formando uma árvore, retomando o boulevard construído logo em frente ao condomínio em uma ação de retorno para a comunidade da região.
O posicionamento e valores
O posicionamento e os valores da marca foram usados como diretrizes para nossos projetos de arquitetura e identidade visual. O tom de voz e toda a comunicação busca se aproximar das pessoas, transmitir segurança e conquistar a confiança do público pela empatia e disponibilidade. Mapear as necessidades do público-alvo e colocá-las no centro das discussões fez com que os projetos dialogassem entre si. As cores da marca estão presentes nos ambientes e nas escolhas de materiais e elementos, construindo uma atmosfera de marca que se fortalece a cada ponto de contato.
A NATO assumiu o projeto arquitetônico, depois da Arquitetura Legal, pré desenvolvida pela Unyt Arquitetura. Nos focamos então em desenvolver uma atmosfera arquitetônica, no volume pré estabelecido, afim de atender às necessidades do público-alvo, e da incorporadora do ponto de vista de estratégia de marca.
Por isso a escolha por materiais sóbrios e tradicionais, como o concreto aparente, os pisos cimentícios, o tijolo cerâmico como revestimento, além dos detalhes metálicos pretos, sempre no objetivo de trazer solidez, robustez, e construir a confiança. A fachada do edifício é pensada como um conjunto de volumes de fácil compreensão, marcados pelas pinturas.
O bem estar que o empreendimento busca para o morador se estendeu além do edifício em si.
Foi idealizada a requalificação de uma área pública subutilizada frontal ao terreno, transformando-a em um espaço de convivência e contemplação de uso livre, acessado por todos os moradores da região. Alinhado com o nome do empreendimento, o desenho da praça parte do conceito de um Boulevard no interior da quadra, em que são dispostas espécies de plantas genuinamente brasileiras, um paisagismo volumoso, e equipamentos de lazer como uma academia ao ar livre, um playground, e um petplace.
A partir do momento que assumimos o projeto arquitetônico, todo o desenvolvimento foi realizado utilizando o sistema BIM (Building Information Modeling). Esse sistema permite a criação de um modelo virtual inteligente contendo informações de todas as disciplinas de um projeto: estrutural, hidráulico, elétrico, arquitetônico etc. Dessa maneira, ocorre uma colaboração mais direta entre profissionais distintos, a detecção e resolução de possíveis conflitos, e por consequência um projeto e uma execução mais eficientes e assertivos.
Essa mesma tecnologia permitiu localizar o edifício com precisão, e simular a interferência do sol sobre o conjunto. O estudo da insolação mostra onde há maior e menor incidência de sol, e as sombras geradas pelo entorno e pelo próprio edifício. Com isso, foi possível entender quais apartamentos seriam mais e menos favorecidos termicamente, e posicionar os equipamentos comuns como piscina e salões de festa. Também permitiu especificar com maior segurança as espécies vegetais, e posicioná-las estrategicamente para a criação de microclimas.
O decorado expressa aconchego em todos os seus detalhes. Ele é pensado de forma a potencializar a capacidade do apartamento de ser uma moradia confortável, e criar momentos de convivência. Foram escolhidos materiais sóbrios como a madeira e o piso cimentício, em contraponto aos detalhes sutis dos revestimentos e dos mobiliários. Toda a sua atmosfera e funcionalidades foram pensadas de acordo com o público-alvo do projeto, demonstrando o potencial de uso para que aquelas pessoas possam aproveitar o melhor da experiência demorar ali.
Stand
No Stand foi utilizada uma arquitetura simples e eficiente, executada em estrutura metálica em uma construção limpa e rápida. No sentido de servir e trazer comodidades para o usuário, o Stand possui um café, onde conversam clientes e corretores.
Diretoria NATO Arquitetura \ Ávinner Prado, Paulo Gustavo Perini
Coordenação de Projeto \ Beatriz Collier , Marcelo Ávila, Roberto Cociello
Equipe de Projeto \ Elisa Verri, Heloísa Dias, Igor Vasconcelos, Itamar Júnior, Marianne Tomaz
Arquitetura Legal \ Unyt Arquitetura
A NATO contribuiu com
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