\Alto – Agência Digital
A Alto é uma marca que convida para uma jornada com o objetivo de chegar longe, cada vez mais longe, de forma próxima e colaborativa. Nosso desafio aqui foi desenvolver uma identidade visual explorasse seu suporte majoritário: o digital. Usando cores e efeitos só as telas têm facilidade em mostrar. Os elementos de marca ainda simbolizam a parceria e os caminhos, com grafismos e o logo formado por duas partes lineares.
- \ Branding
- \ Identidade Visual
Localização \ Goiânia – GO
Ano \ 2021
A Alto é uma agência digital que convida parceiros para, juntos, compartilhar conhecimento.
Alan Moreira, fundador da Alto, já atua há anos com estratégias digitais e produção de conteúdo. Com formação inicial em outras áreas, ele sabe bem como é importante aprender com quem sabe e vive aquilo do que está falando.
Nosso desafio era traçar estratégias para mostrar o novo momento mais maduro da empresa, cada vez mais preparada para ajudar especialistas de diversas áreas a compartilharem suas experiências e ajudar outras pessoas. Imersos na proposta do negócio, entendemos que o seu principal atributo é a forma individualizada com que trata cada pessoa e processo, atuando como guia de uma jornada em que ambos têm coisas diferentes a agregar. A Alto é uma marca que convida para uma jornada com o objetivo de chegar longe, cada vez mais longe, de forma próxima e colaborativa.
É uma marca que nasce no digital
Todos os valores da marca são voltados para as relações criadas entre a agência e seus parceiros e parceiras, já que essa é a base de todo o trabalho. Queríamos mostrar como duas peças, juntas, são capazes de formar algo sólido. Em uma outra perspectiva dessa união, estão as funções de cada um deles: a agência atua como um guia que já conhece as técnicas e ferramentas que podem ser usadas, mas é o especialista que traz o conteúdo dos produtos, ele está explorando novas possibilidades. É como se, no escuro, o especialista tivesse o mapa da região, mas a agência tivesse a luz e as ferramentas para abrir o caminho. Mais ainda, essa é uma marca que nasce no digital, tem produtos digitais e todos seus processos acontecem nesse meio que tem como interface as telas, a luz.
O logotipo foi construído como se dois caminhos formassem as letras. São linhas contínuas que se dobram e se curvam para desenhar os caracteres. Os dois caminhos representam as duas partes envolvidas. A letra L e parte da letra T são destacadas para formar o ícone, que chamamos de juntos. Esse ícone se transforma em grafismos que se abrem e fecham para conter textos, envolver imagens e destacar as pessoas na comunicação. As cores da paleta formam gradientes do preto ao branco, passando por tons de violeta e rosa que são aplicados como se fossem feixes de luz distorcidos. As aplicações recebem um filtro de ruído, como de ISO alto, que traz textura para a imagem, mantendo o aspecto digital da luz, mas reduzindo a frieza que a tela e as cores sólidas podem ter.
O principal suporte dessa marca é a tela
É no digital em que ela será comunicada, por isso todos os elementos de marca foram pensados para esse contexto, desde as cores até os efeitos sobre as fotografias. As aplicações impressas são pontuais, e foram definidas adaptações para esse meio. Participamos também da criação de apresentações institucionais que ajudam nosso cliente a ter uma comunicação consistente em alguns de seus principais pontos de contato, já que eles mesmos cuidarão da gestão da marca. O processo, composto por diversas ferramentas de branding, ajudou o cliente a ter uma maior legibilidade do que é o próprio negócio e maior confiança para comunicar o novo momento da empresa.
Direção \ Ávinner Prado, Paulo Gustavo Perini
Coordenação de Projeto \ Marcelo Ávila
Posicionamento e Tom de Voz \ Ávinner Prado, Marcelo Ávila
Equipe de projeto \ Igor Vasconcelos
Ano \ 2021
A NATO contribuiu com
- \ Branding
- \ Identidade Visual